Limpeza Pública

MANUTENÇÃO

Lixão Municipal recebe melhorias de infraestrutura

Trabalhos de desativação do equipamento continuam, enquanto tem sequência a construção do aterro sanitário

Publicado em: 16/11/2023 por Carlos Alcântara

Lixão Municipal recebe melhorias de infraestrutura

Acessos internos receberam melhorias e rede de drenagem foi ampliada para funcionar melhor no período chuvoso. (Foto: Maira Soares)

Em consonância aos trabalhos de construção do primeiro Aterro Sanitário Público, o Lixão Municipal vem recebendo os trabalhos de manutenção, promovidos pela Superintendência de Limpeza Pública (SLP), na via de acesso e nos espaços internos do equipamento. As frentes de serviço são operadas pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra).

Visando melhorar a infraestrutura não apenas de acesso, mas também de manutenção, o Lixão Municipal vem recebendo atenção da SLP com serviços de melhoria no acesso e nas vias internas com a terraplanagem e a ampliação da rede de drenagem, considerando o período chuvoso e o gerenciamento dos resíduos líquidos gerados pelo manuseio do lixo.

O abaulamento das ruas internas também é um serviço que está sendo executado no Lixão. A técnica, já aplicada nas ruas do perímetro urbano, consiste em “curvar” a via, deixando o centro da rua num nível mais alto e as laterais mais baixas, facilitando o escoamento da chuva. O acesso à balança também foi outro ponto que veio recebendo melhorias.

Rodrigo Meneses, engenheiro-fiscal, destaca que os trabalhos vêm sendo promovidos antes da chegada do período chuvoso, prevenindo qualquer problema que a chegada das chuvas pudesse promover.

“Iniciamos esses trabalhos com antecedência, com planejamento, para que tudo seja bem-feito e sem atrasos, dando tempo de contemplar todo o Lixão. Diariamente os trabalhos vêm sendo acompanhados e alinhados para não interferir na medição dos resíduos, aliás, agora já é perceptível uma melhora no acesso dos veículos”, coloca o operador.

Ítalo Ramos, superintendente de Limpeza Pública, destaca que o alinhamento com a Sinfra foi importante para o andamento dos trabalhos.

“A agilidade desse trabalho aconteceu com a articulação. Apresentamos essa demanda para os técnicos da Secretaria de Infraestrutura e a frente de serviço já estava destinada para essa frente de serviço, aguardamos a chegada dos materiais e continuamos o serviço, que já está sendo concluído. Nisso, já deixamos o Lixão Municipal pronto para uma chuva mais forte sem problemas”, afirma.

Limpeza Pública