Guarda Municipal

QUALIFICAÇÃO

Guarda Municipal de Imperatriz passa por capacitação no II EOR - Estágio de Operador de Romu

Publicado em: 17/04/2024 por Dema de Oliveira

O turno é composto por doze alunos, sendo oito da Guarda Municipal de Imperatriz, dois da Guarda Municipal de Itinga, dois da Polícia Penal do Maranhão, integrantes da FPE. (Foto: Assessoria)

A Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), através do Grupamento da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), está realizando a 2ª Edição do Estágio de Operador de Romu (II EOR).

Iniciado na última segunda-feira (15) com a aula inaugural, o estágio terá a duração de 12 dias, estendendo-se até o dia 26 de abril. Na oportunidade, foi convidado o Dr. Josenildo José Ferreira, um dos comandantes da Instituição, que durante todo o período da manhã do dia 15, ministrou a disciplina de aspectos jurídicos da ação policial com os agentes. O referido instrutor, é Delegado de Polícia Civil do Maranhão, integrante da classe especial. Ingressou na Polícia Civil do Maranhão, em 5 de novembro de 1998, formado em direito pela Fadica, possui especialização em políticas e gestão de segurança pública pela Facibra, foi secretário de Educação de Imperatriz no período de 2017 a 2019, foi o segundo comandante da GMI.

O turno é composto por doze alunos, sendo oito da Guarda Municipal de Imperatriz, dois da Guarda Municipal de Itinga, dois da Polícia Penal do Maranhão, integrantes da FPE. O estágio operacional tem por finalidade capacitar Agentes da Guarda Municipal e diversas outras forças policiais, através de conhecimentos técnicos e táticos, a operarem nos padrões do grupamento especializado da GMI/ROMU.

No período vespertino, o turno realizou o aprestamento, momento em que os agentes receberam suas numéricas e se prepararam para a realização da marcha operacional rústica. O responsável pela instrução foi o cosariano e táticano, policial militar, Josivaldo.

Nesta quarta-feira (17), se apresentaram ao comandante da GMI, o Inspetor da Guarda Municipal de Belém do Pará, César Vilhena e o comandante da Guarda Municipal de Grajaú, Hudson Carvalho, GM Carvalho, que ministram instruções de técnicas individuais aos romurianos.

“Essa doutrina do patrulhamento tático, está sendo empregado aqui, já há algum tempo a gente só veio reforçar. Trazer os detalhes conforme as atualizações que se apresentaram ao longo do tempo. O comprometimento do comandante, do coordenador do curso da tropa de ROMU aqui é ímpar e com certeza os alunos sairão mais qualificados, mais maduros, mais preparados para estarem combatendo a criminalidade de todas as formas, juntos com as demais unidades de segurança pública da cidade”, destacou o Inspetor César Vilhena.

“Agradeço o convite do comando, dos coordenadores do curso, isso estreita laços entre as instituições. Estamos aqui para somar”, destacou o comandante Hudson Carvalho.

O romuriano GM Augusto, destacou o investimento que está sendo feito pela gestão Assis Ramos, na preparação dos Guardas Municipais. “A gente vê com bons olhos o investimento que está sendo feito pela gestão do prefeito Assis Ramos, na preparação dos GMIs. Todos nós estamos dentro do padrão de segurança que a sociedade espera para ela. Estamos sendo submetidos a situações que vão fazer desenvolver atributos como justicidade, sagacidade, com conhecimentos técnicos de diversas áreas”.

O Comandante da GMI, Valterly Barros Costa, destacou a importância da qualificação, e da busca por especialização dentro da instituição. “A GMI está constantemente em busca de aprimoramento profissional, e o estágio veio no momento ideal, reforçando a equipe especializada da instituição, que poderá atuar em conjunto com a Polícia Militar e demais órgãos de segurança pública”.

Guarda Municipal