Fazenda e Gestão Orçamentária

CONHECIMENTO

Imperatriz marca presença no II Seminário de Gestão Tributária

Evento deve acontecer de forma anual em todas as regiões do estado

Publicado em: 19/04/2024 por Regilson Borges

Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária

Imperatriz marca presença no II Seminário de Gestão Tributária

Município recebe a segunda edição do Getrima e reúne prefeitos e secretários de cidades maranhenses. (Foto: Edmara Silva)

Prefeitura participa do II Seminário de Gestão Tributária do Maranhão (Getrima). Evento reúne municípios de todo o estado, na sede da Associação dos Municípios da Região Tocantina e Sul (AMIRTS), em Imperatriz, durante os dias 18 e 19 de abril. Debates são promovidos com o intuito de aprimorar ideias e compartilhar experiências que possam melhorar arrecadação dos municípios.

Imperatriz sedia a segunda edição do Seminário. A primeira ocorreu na capital São Luís, e foi idealizado pelo secretário de Fazenda e Fiscalização Urbanística de São José de Ribamar, Antonio Veras. O secretário e organizador do evento falou sobre a importância de reunir representantes das cidades maranhenses e a população, para debater questões tributárias que melhorem a arrecadação.

“A segunda edição do Getrima tem o objetivo de, além do compartilhamento de experiências, trazer informações e também melhorar a situação da arrecadação do Tributário Municipal dos municípios. A primeira edição foi em São Luís. A segunda edição, conforme concordado no primeiro Getrima, agora foi na região Tocantina. A ideia é fazer o evento de forma anual em todas as regiões do estado do Maranhão”, relata Antonio Veras.

Representante da Prefeitura de Imperatriz, o contador Ely Samuel, participou como debatedor no primeiro dia, e explica a relevância de fazer parte deste momento. “Hoje a gente tem a oportunidade de estar recebendo o segundo o Seminário Técnico de Gestão Tributária. É de grande importância, visto que agora a gente tem aí a Reforma Tributária, que já está em vigor e mudou na legislação. A gente precisa estar adequado, preparado e pronto para este momento, para que o município não venha perder arrecadação”.

O Getrima também reuniu profissionais de contabilidade, como a delegada do Conselho Regional de Contabilidade, Geovania Pereira, que marcou presença no encontro. “Este evento é de suma importância, onde nós podemos além de aperfeiçoar, e adquirir conhecimento, numa área tão restrita que é a gestão municipal. E a partir do Seminário, vamos entender melhor essas divisões da arrecadação dos municípios”, comenta.

O Seminário segue nesta sexta-feira (19), no auditório da Amirts, no período da manhã e tarde. Participam os prefeitos de João Lisboa, Geraldo Braga e de Porto Franco, Deoclides Macedo.

Fazenda e Gestão Orçamentária