Defesa Civil

PREVENÇÃO

Defesa Civil fará plantão de monitoramento do nível do Rio Tocantins no período de Carnaval

Órgão também atuará com trabalho preventivo no período noturno em espaços onde acontecerão festas carnavalescas

Publicado em: 09/02/2024 por Hemerson Pinto

Superintendência de Defesa Civil

Defesa Civil fará plantão de monitoramento do nível do Rio Tocantins no período de Carnaval

Agente em monitoramento à margem do rio na manhã desta sexta-feira (09) (Foto: Divulgação)

O monitoramento do nível do Rio Tocantins e acompanhamento das previsões de chuvas para a cidade e na região, é um trabalho constante da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec) do município de Imperatriz. Mesmo no período de Carnaval, o que inclui o final de semana, a segunda e terça-feira, além da manhã de Quarta-feira de Cinzas, o órgão mantém a atenção ao movimento das águas e alterações que acontecem diante das mudanças de vazão da usina hidrelétrica de Estreito.

Segundo dados obtidos pela Defesa Civil na manhã desta sexta-feira (09), a usina hidrelétrica operava com vazão de 5.930,92 m³s. Já o nível do rio, às 7h30 da manhã, estava em 3,47 m acima de zero, com base em números da Estação Telemétrica de Imperatriz. Marca considerada positiva pelo superintende Josiano Galvão.

“É um cenário fora de risco. A gente fica em estado de atenção quando o nível alcança cinco metros. A Defesa Civil continua monitorando, inclusive neste período de Carnaval, quando estaremos de plantão para essas questões relacionadas ao monitoramento”, disse o superintende.

Josiano Galvão lembra que as equipes da Defesa Civil de Imperatriz continuam percorrendo às margens do Rio Tocantins, observando os pontos de marcações que ajudam a acompanhar o nível da água, além da busca por informações atualizadas junto ao Consórcio Estreito Energia, responsável pela operação da Usina Hidrelétrica de Estreito.

Folia

Também no período de Carnaval, enquanto o folião imperatrizense vai buscar opções de se divertir pela cidade, o Defesa Civil ficará de prontidão, e percorrerá espaços onde festas serão realizadas, orientando, organizadores e participantes, sobre medidas necessárias para um Carnaval tranquilo. Um trabalho preventivo.

Defesa Civil