SUSTENTABILIDADE

Semmarh participa de campanha de responsabilidade socioambiental

Durante o evento os participantes receberam mudas de árvores frutíferas e nativas

Publicado em: 27/02/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Semmarh participa de campanha de responsabilidade socioambiental

Técnicos do Meio Ambiente ministraram palestras durante a Campanha Menos é Mais (Foto: Assessoria)

Com temas "Mais sustentabilidade", "Menos consumo", "Mais segurança", "Menos poluição" e "Mais economia", a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, participou na manhã desta quarta-feira, 27, da Semana de Sustentabilidade do Serviço Social do Transporte, Sest, e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, Senat. O evento faz parte da campanha de responsabilidade socioambiental do órgão, realizado no auditório da unidade operacional da entidade.

Os instrutores do setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, gestor ambiental Jairo Sant´Ana e o engenheiro ambiental Jorge Arthur, ministraram palestras sobre coleta seletiva, segregação de resíduos sólidos e planos de gestão de resíduos sólidos.

“As principais vantagens das empresas e organizações em aderirem a sustentabilidade é o desenvolvimento da responsabilidade socioambiental, que reúne atitude e iniciativa quanto aos impactos ambientais, além de tornar a empresa mais competitiva no mercado”, destacou Jairo Sant´Ana, gestor ambiental da Semmarh.

Denominada de Menos é Mais, a campanha faz parte de umas das missões do Sest/Senat, parceiros do programa Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos, por meio de projetos como o Despoluir, Programa Ambiental do Transporte, com atuação nas qualificações profissionais oferecendo conceitos e práticas de responsabilidade socioambientais.

“Uma das principais finalidades dessa mobilização do Sest Senat, é conscientizar a comunidade, em especial os profissionais do volante, sobre a separação correta do lixo. É estimular a mudança de hábitos, que pode solucionar problemas ou amenizá-los para um futuro melhor”, informou Mayara Gomes, coordenadora da Unidade Imperatriz do Sest/Senat.

O acontecimento contou com mais de 50 participantes que receberam mudas de árvores frutíferas e nativas, distribuídas pelo setor de Educação Ambiental da Semmarh. Também esteve presente como palestrante o presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, José Ferreira. O público alvo foram caminhoneiros, empresas de transportes, trabalhadores autônomos e a comunidade em geral.

“Foi um momento de suma importância para nós que trabalhamos na estrada. Hoje tivemos a oportunidade de aprendermos muito mais sobre o que não se deve jogar fora. Tudo isso, graças ao trabalho do Sest Senat e da Secretaria do Meio Ambiente de Imperatriz”, disse o caminhoneiro Michel Ângelo Alves, 43.

Sustentabilidade é, sem dúvida, um dos assuntos mais importantes atualmente, pois é a prática de preservar o meio ambiente, a fim de não comprometer as gerações futuras, por meio das extrações dos recursos naturais e degradação do planeta terra. É uma maneira consciente de garantir a sobrevivência daqui a alguns anos.