SEDES

Desenvolvimento Social

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) é responsável pela execução da Política de Assistência Social na cidade de Imperatriz, em articulação com as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social e do Sistema único de Assistência Social. A SEDES garante a proteção social básica e especial para os grupos sociais que se encontram em situação de vulnerabilidade social, através da oferta de benefícios, serviços, programas e projetos. Sua efetivação dar-se-á através de um sistema de programas públicos que são disponibilizados nas principais áreas do município. Neles, a população pode obter atendimentos, orientações e encaminhamentos, conforme sua necessidade. A SEDES também dá orientações sobre benefícios de prestação continuada (idoso com mais de 65 anos e pessoas com deficiência), e concede benefícios eventuais, que estão normatizados pela Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993(LOAS); Resolução CNAS nº 33 de 12 de dezembro de 2012 (NOB SUAS); Decreto nº 6.307, de 14 de dezembro de 2007. No DF estão regulamentados pela Lei N.º 5.165, de 04 de setembro de 2013, Decreto nº 35.191, de 21 de fevereiro de 2014 e Portaria N.º 39, de 07 de julho de 2014 e classificam-se nas seguintes modalidades:
 
• Auxílio natalidade;
• Auxílio por morte;
• Auxílio em situações de vulnerabilidade temporária;
• Auxílio em situações de desastre e calamidade pública.

Programas sociais: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), Banco de Alimentos, Bolsa Família, Casa da Criança, Casa de Passagem, Casa Lar, Casa do Idoso, Casa dos Conselhos, Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), Conselhos Tutelares, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Pronatec, Minha Casa Minha Vida, Restaurante Popular, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional (Susan). 

Atendimento: 8h às 14h de segunda a sexta.

Contato: sedes@imperatriz.ma.gov.br

Endereço: Rua João Lisboa, entre as ruas Coriolano Milhomem e Sousa Lima, nº40, Centro.

Secretário

Secretário Dorielton Pereira Xavier

É graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Imperatriz (2010). Coordenou a Proteção Social Básica de Imperatriz (2021-2022) e possui experiência com equipes referente à política dos direitos socioassistenciais e socioeducacionais. Atuou como Coordenador de Capacitações na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Imperatriz (2018). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração e Economia, e longa experiência no serviço público.