COMMAM

Conselho Municipal do Meio Ambiente

Grande parte dos problemas que afetam o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas ocorre no município. E a partir dele podem ser empreendidas ações capazes de preveni-los e solucioná-los. Mais do que isso, o município é o local onde se busca caminhos para um desenvolvimento que harmonize o crescimento econômico com o bem-estar da população.

A preocupação com a qualidade ambiental vem crescendo nos municípios brasileiros. Por isso, têm sido criados mecanismos para aumentar a consciência e promover a mudança de hábitos e de comportamentos. Cada vez mais a população, juntamente com o Poder Público, tem sido chamada a participar da gestão do meio ambiente.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente é um órgão criado para esse fim. Esse espaço destina-se a colocar em torno da mesma mesa os órgãos públicos, os setores empresariais e políticos e as organizações da sociedade civil no debate e na busca de soluções para o uso dos recursos naturais e para a recuperação dos danos ambientais. Trata-se de um instrumento de: exercício da democracia, educação para a cidadania e convívio entre setores da sociedade com interesses diferentes.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente tem a função de opinar e assessorar o poder executivo municipal – a Prefeitura, suas secretarias e o órgão ambiental municipal – nas questões relativas ao meio ambiente. Nos assuntos de sua competência, é também um fórum para se tomar decisões, tendo caráter deliberativo, consultivo e normativo.

Cabe ao Conselho: propor a política ambiental do município e fiscalizar o seu cumprimento; analisar e promover a educação ambiental; propor a criação de normas legais, bem como a adequação e regulamentação de leis, padrões e normas municipais, estaduais e federais; opinar sobre aspectos ambientais de políticas estaduais ou federais que tenham impactos sobre o município e receber e apurar denúncias feitas pela população sobre degradação ambiental, sugerindo à Prefeitura as providências cabíveis.

Presidente: Secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda

Correio Eletrônico: semmarh@imperatriz.ma.gov.br

Endereço: Rua Rafael de Almeida, 600, CEP 65.900-000 - Imperatriz-MA

Atas

Leis Municipais e Ambientais

Serviços e Documentos Necessários - SEPLUMA

Secretária

Secretária Rosa Arruda Coelho

Nascida aos 01º de maio de 1963, em Grajaú-MA. Filha de Décio Romão dos Santos e Maria Madalena Arruda Coelho. É mãe de um casal de filhos. Ingressou no serviço público federal em junho de 1985, no Serviço Nacional de Formação Profissional Rural (SENAR). Em junho de 1991 ingressou no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), com lotação em Barra do Corda. Em 2004 mudou para o IBAMA de Imperatriz, onde assumiu os cargos de Chefe de Fiscalização e Gerente Executiva, este em dois períodos (novembro de 2007 a dezembro de 2010 e março de 2013 a outubro de 2016). As principais atribuições desenvolvidas no referido órgão consistiam no planejamento e coordenação de operações de combate ao desmatamento na região amazônica, extração e transporte ilegal de madeira, produção ilegal de carvão, extração mineral, tráfico de animais silvestres, dentre outras atividades.