Notícias

FORÇA-TAREFA

Prefeitura realiza mutirão de cirurgias pediátricas no Socorrinho

O mutirão ocorre a partir da próxima semana e serão contempladas crianças de 0 a 12 anos. Os procedimentos incluem hérnia inguinal,  fimose, criptorquidia e outros

Publicado em: 12/01/2022 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

Prefeitura realiza mutirão de cirurgias pediátricas no Socorrinho

Em reunião, equipe da Semus define cronograma de cirurgias pediátricas. No total, serão realizadas mais de 150 cirurgias para desafogar a fila que se formou devido à pandemia. (Foto: Paula de Társsia)

A partir da próxima semana, serão realizados mutirões de cirurgias eletivas gerais pediátricas no Hospital Municipal Infantil de Imperatriz, o Socorrinho. Serão contemplados pacientes de 0 a 12 anos, regulados pelo Município e que aguardavam a retomada das cirurgias eletivas, as quais estavam paradas devido à pandemia da covid-19, mas que têm sido retomadas gradativamente.

O anúncio do mutirão foi feito pelo secretário de Saúde Alcemir Costa, nesta quarta-feira (12), após reunião com a diretora do Socorrinho, Rosilene Lima, com o médico pediátrico, Rafael Teixeira Boder, e com o coordenador da Auditoria de Saúde do Município, Esmerahdson de Pinho, que debateu o cronograma de ação. 

No total, serão realizadas mais de 150 cirurgias para desafogar a fila que se formou devido à pandemia. “É uma força-tarefa para que possamos atender o maior número de crianças possível, portanto, até nos finais de semanas nossos médicos farão cirurgias. Eu sou pai, e compreendo o sentimento dos pais que aguardam um procedimento cirúrgico para os filhos. Graças a Deus vamos iniciar esse mutirão e beneficiar mais de 100 famílias”, afirmou o secretário Alcemir Costa.

 

O secretário explicou ainda que os procedimentos cirúrgicos, durante o mutirão, serão todos da cirurgia geral, incluindo hérnia inguinal, fimose, criptorquidia e outros. Ele destacou ainda o compromisso da gestão em dar mais qualidade de vida aos munícipes. “Nós temos desafios na saúde de Imperatriz, mas nós temos avançado. Exemplo é esse mutirão, também a implantação de duas novas especialidades médicas, a cardiopediatria e a nefropediatria no Município, e semana que vem vamos anunciar mais outra especialidade médica”, reforçou.  

A diretora do Socorrinho, Rosilene Lima, esclarece que a triagem dos pacientes será feita pelo Três Poderes, por meio de consulta com o cirurgião pediátrico que vai avaliar individualmente cada criança. “Estamos com toda logística do hospital preparada para receber esses pacientes'', pontua. 


Força-tarefa

A secretaria Municipal de Saúde também realizou mutirão no Hospital Municipal de Imperatriz, o Socorrão. Em setembro, assim que assumiu a pasta, o secretário Alcemir determinou o mutirão de cirurgias eletivas gerais, as quais beneficiaram mais de 200 pessoas. Em dezembro de 2021, Alcemir Costa anunciou ainda a força-tarefa de cirurgias especializadas, incluindo oftalmologia e otorrino. 

Notícias