Notícias

SANEAMENTO

Prefeitura ouve comunidades para elaboração do Novo Plano de Saneamento Básico

Oficinas comunitárias serão realizadas entre os dias 18 a 22 de janeiro de 2022

Publicado em: 12/01/2022 por Elton Sales

Secretaria do Meio Ambiente

Prefeitura ouve comunidades para elaboração do Novo Plano de Saneamento Básico

A participação da sociedade na revisão dos Planos de Saneamento é de fundamental importância para a identificação e busca de soluções compartilhadas para os problemas, fragilidades e potencialidades existentes nos serviços sanitários. (Foto: Rebeca Lima)

Imperatriz realiza, a partir da próxima terça-feira (18), as oficinas comunitárias sobre a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Dessa maneira a Prefeitura levantará um diagnóstico do saneamento básico no município, verificando as deficiências e necessidades. “A participação das comunidades é muito importante. Só assim pode-se planejar políticas públicas com objetivos e metas de curto, médio e longo prazo”, explicou  Rosa Arruda, secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Destaca-se que, as Políticas Públicas que se consubstanciam no Plano de Saneamento Básico, instituídos pela Lei 11.445/2007, são os instrumentos centrais da gestão dos serviços, pois dela derivam as orientações técnicas para a implantação do saneamento nos municípios brasileiros e asseguram a publicação dos resultados. Conforme esse dispositivo, o Plano de Saneamento estabelece as condições para a prestação dos serviços de saneamento básico, definindo objetivos e metas para a universalização e programas, projetos e ações necessárias para alcançá-las.

A participação da sociedade na revisão dos Planos de Saneamento é de fundamental importância para a identificação e busca de soluções compartilhadas para os problemas, fragilidades e potencialidades existentes nos serviços sanitários. Sendo assim, a Oficina Pública do Diagnóstico Técnico Participativo do Plano Municipal de Saneamento Básico é um momento importante para que a população do município conheça a realidade dos serviços relacionados ao saneamento básico e possa contribuir na construção do Plano com informações adicionais, críticas e sugestões.

Oficinas Comunitárias para a Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) que serão realizadas entre os dias 18 a 22 de janeiro de 2022 nos locais e horários especificados abaixo:

Zonas

Data

Endereço

Horário

Zona 1: Área Urbana
Itamar Guará, Bacuri, União, Leandra e adjacências

 18/01/2022  

UAB - Universidade aberta do Brasil - Bairro União

19h às 21h

Zona 2: Área Urbana
Nova Imperatriz, Santa Rita, São José, Bom Sucesso e adjacências

  19/01/2022

Escola Darcy Ribeiro -
Bairro Bom Sucesso

19:h às 21h

Zona 3: Área Urbana
Cafeteira, Vila Nova, Parque Alvorada I e II, Vila Lobão, Camaçari e Adjacências

  20/01/2022

Colégio Machado de Assis -
Bairro Vila Nova

19h às 21h

Zona 4: Área Rural
Coquelândia, Petrolina e adjacências

  22/01/2022

Colégio Dom Pedro I -
Povoado Coquelândia

09h às 12h

Zona 5: Área Rural
Lagoa Verde, Embiral e adjacências

  21/01/2022

Colégio Moreira Neto -
Povoado Lagoa Verde

19h às 21h

Zona 6: Área Rural
Km. 1700, Serra Cravim, Vila Conceição I e II e adjacências

  22/01/2022

Colégio Afonso Pena -
Povoado Km. 1700

09h às 12h

Notícias