Notícias

SEGURANÇA VIÁRIA

Motoristas e pedestres recebem orientação de boas práticas no trânsito

Ação trabalha a conscientização de usuários do trânsito

Publicado em: 18/01/2022 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Motoristas e pedestres recebem orientação de boas práticas no trânsito

Motoristas recebem orientações sobre segurança viária; medida visa reduzir acidentes nas ruas de Imperatriz (Foto: Maira Soares)

Motoristas e pedestres estão recebendo orientações de boas práticas no trânsito em Imperatriz, cidade que possui a segunda maior frota de veículos do Maranhão. Ação é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) através da coordenação de Educação para o Trânsito.

A mobilização tem objetivo de trabalhar a conscientização dos motoristas e pedestres e reduzir o número de acidentes no perímetro urbano da cidade. Projeto também trabalha conceitos de paciência, tolerância, respeito e responsabilidade na direção.

A coordenadora Terezinha Miranda (Educação para o Trânsito) informou que foram desenvolvidas na segunda-feira (17), na Avenida Getúlio Vargas, no setor do Entroncamento, orientações aos condutores de veículos sobre o respeito à velocidade da via, sinalização semafórica, uso correto do cinto de segurança, transporte correto de crianças e animais domésticos.

“Objetivo desse trabalho é colaborar com a sociedade para a formação de comportamentos que proporcionem segurança no trânsito, de modo a reduzir sinistros violentos em Imperatriz”, explica ela, que enfatiza o apoio da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão (FAEM).

CIDADANIA NA FAIXA

A equipe de Educação para o Trânsito realizou ainda nessa terça-feira (18) mais uma etapa do projeto “Cidadania na Faixa”, na rua Simplício Moreira, em frente à agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), no Centro.

Ação educativa contou com abordagens de motoristas e pedestres para orientação e conscientização a respeito da velocidade compatível com a via, sinalização e os cuidados com o transporte seguro de crianças em todos os deslocamentos, devendo observar os aspectos quanto a idade e altura, além do uso adequado do dispositivo de retenção infantil.

O transporte de animais soltos em veículos deve observa os critérios estabelecidos no artigo 252, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que diz: “não é permitido, enquanto estiver no trânsito, carregar animais soltos no colo de algum dos ocupantes, nem no porta-malas ou caçamba das picapes. A infração é considerada média e sujeita o motorista ao pagamento de multa”.

Notícias