CAMPANHA

Iniciada vacinação contra covid-19 para crianças com comorbidades e deficiência permanente

A priore, serão imunizados crianças de 11, 10 e 9 anos com comorbidades e deficiência permanente (auditiva, visual, motora e mental)

Publicado em: 17/01/2022 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

Lançamento oficial da campanha ocorreu, nesta segunda-feira (17), no auditório da Semus. A solenidade contou com a presença do prefeito Assis Ramos e do secretário Alcemir Costa. (Foto: Paula de Társsia)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou a vacinação contra covid-19 para crianças. O lançamento oficial da campanha ocorreu, nesta segunda-feira (17), no auditório da Semus. A solenidade contou com a presença do prefeito Assis Ramos, do secretário Alcemir Costa, da coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco, e da coordenadora da Vigilância em Saúde, Giselly Vieira.

O Município recebeu 1439 doses de vacina Pfizer e, inicialmente, serão imunizados crianças de 11, 10 e 9 anos com comorbidades e deficiências permanentes. No momento da vacinação, é necessária a comprovação da comorbidade ou deficiência permanente (auditiva, visual, motora e mental) que pode ser feita com a apresentação de exames, laudos médicos e receitas médicas ou outros documentos que comprovem a condição da criança.

Para o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, esse é mais um passo no combate à pandemia. “Nosso desejo é que saíamos o mais breve possível dessa pandemia e estamos aqui dando o pontapé inicial no avanço da vacinação em nossa cidade, desta vez com as crianças. Os índices mostram que após a imunização, os óbitos e as pessoas internadas em decorrência da covid-19 caíram muito. Assim sendo, acredito que em curto espaço de tempo atingiremos a meta de vacinação infantil e a Prefeitura tem dado todo suporte necessário para isso acontecer”, destacou.

Marcos Antonio, 11 anos, foi a primeira criança a receber a dose do imunizante em Imperatriz. Em seguida, outros pequenos foram imunizados. Entre elas, Alicia Maria Oliveira, 11 anos, que falou sobre a alegria de receber a dose. “Não doeu nadinha e eu estou muito feliz. Você que pode vacinar, venha, eu aconselho a vir, não dói e é ótimo para nos proteger”.

Quem também foi imunizada foi a Mariana Heiki Matos, 11 anos, que reforçou a importância da vacina contra a covid-19. “Quanto mais pessoas vacinadas, melhor para sairmos dessa pandemia, voltarmos às nossas aulas com mais segurança. Então estou muito feliz pela oportunidade de vacinar e que outras crianças também venham”.

Após o lançamento, a vacinação ocorre normalmente nas Unidades Básicas de Saúde, a partir de terça-feira, dia 18 de janeiro. O Município disponibiliza 11 pontos de vacinação para atender o público infantil, separado dos adultos.

“Estamos com toda logística preparada para vacinar as nossas crianças. A dose aplicada é da Pfizer, que tem eficácia comprovada pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde. Após vacinarmos quase 90% da população imperatrizense acima de 12 anos, agora iniciamos a vacinação das crianças, este é mais um marco importante no combate à pandemia”, explicou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

O secretário informa ainda que a vacinação para adultos permanece. “Estamos seguindo a nota técnica do Ministério da Saúde que orienta a vacinação de adultos e crianças em locais diferentes. Para adultos, estamos disponibilizando 8 UBS's”.

Unidades Básicas de Saúde disponibilizadas:

Pontos de vacinação infantil:
1- Santa Rita
2- Vila Nova
3- Bom Jesus
4- Nova Imperatriz
5- Conjunto Vitória
6- Vila Lobão
7- Coquelândia
8- Cafeteira
9- Centro Novo - Período da manhã
10- Maria Aragão