AÇÃO

Publicado em: 18/01/2022 por Islene Lima

Superintendência de Defesa Civil

Defesa Civil atende famílias próximo ao Rio Tocantins

Nível do Rio Tocantins está com 10,44 metros a cima do normal, tendo uma diminuição significativa nas últimas 24 horas (Foto: Maira Soares)

Dando continuidade aos serviços voltados para a população ribeirinha, a Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), esteve na manhã desta terça-feira (18) entregando cestas básicas para famílias do Beco Jerusalém, no fim da rua 13 de maio, próximo ao Rio Tocantins.

Donativos foram doados pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste), que vem desempenhando, em parceria com a Defesa Civil, um trabalho de apoio, monitoramento e suporte aos desabrigados pela cheia do Tocantins.

De acordo com o superintende Josiano Galvão, além das cestas básicas, o Município, juntamente com órgãos responsáveis, e parceiros do setor privado, trabalham com pontos de coleta para doação de roupas, produtos de higiene pessoal, entre outras doações que são de suma importância para as famílias desabrigadas, que se encontram nos abrigos improvisados na cidade.

“O nosso trabalho é contínuo, e graças a Deus temos parceiros como o Ceste que apoia a causa, e contribui com doação de água potável, colchões, além de disponibilizar caminhões que ajudam na retirada dos ribeirinhos com seus pertences, os levando para abrigos ou casa de familiares”, afirma Josiano.

O superintendente destaca ainda, que no momento da entrega das cestas, o muro do restaurante Farol caiu atingindo algumas casas, que por sorte não feriu ninguém.

O último dado informa que 179 famílias estão desabrigadas, com um total de 583 pessoas afetadas diretamente pela cheia do Rio Tocantins. Já o quantitativo de pessoas desalojadas, somam um total de 173 famílias, com 575 pessoas.