Nossa Gente

Roberto Rocha, legislador parceiro de Imperatriz

Publicado em: 09/07/2019 por Kayla Pachêco

Assessoria de Comunicação

Roberto Coelho Rocha nasceu em 4 de agosto de 1965, em São Luís. Filho de Luiz Rocha, ex-governador do Estado, e de Terezinha Rocha, é Casado com com Ana Cristina Ayres Diniz e pai de Roberto Rocha Júnior, Amanda Rocha, Paulo Roberto Rocha e Gisele Rocha.

Em 1984, aos 19 anos, cursou Administração de Empresas na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Aos 26 anos, foi eleito Deputado Estadual, destacando-se como líder de seu partido na Assembleia Legislativa. Em 1994, foi eleito deputado federal e, logo depois, reeleito com 80 mil votos. Em 2006, tornou-se o deputado federal mais bem votado da história do Maranhão, com a votação consagradora de 140 mil votos.

Atualmente, Roberto Rocha é senador pelo estado do Maranhão (PSDB/MA), eleito com aproximadamente 1,5 milhão de votos. É o parlamentar do Nordeste com o maior número de projetos aprovados e o segundo em todo o Brasil.

O congressista foi relator da CPI do BNDES, da indicação de Raquel Dodge à Procuradoria-Geral da República, do projeto que cria o Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico e da MP que abre 100% a participação do capital estrangeiro em companhias aéreas no Brasil.

É também autor do Projeto de Lei que cria a Zona de Exportação do Maranhão (ZEMA) — que muda completamente a face econômica do estado, promovendo o desenvolvimento regional e nacional, aproveitando as vantagens logísticas e operacionais do Complexo Portuário do Itaqui, em São Luís. Integra ainda as comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Educação, Cultura e Esporte (CE), Assuntos Econômicos, Relações Exteriores, Meio Ambiente, além de presidente dos grupos parlamentares Brasil-China e Brasil-Cingapura e da Frente Parlamentar da Rota das Emoções.

Em abril de 2017 o senador inaugurou seu Escritório de Representação Política em Imperatriz melhorando a interlocução com a região. Tem ajudado o município destinando recursos para obras importantes como o Panelódromo, o Shopping Popular, a Ceasa e o Aterro Sanitário. Pela atenção e colaboração com o desenvolvimento de Imperatriz, recebe a Comenda Frei Manoel Procópio, maior honraria do Município concedida a personalidades que contribuem com a história da cidade.

Nossa Gente